NO CONTEXO DA SAUDE
ALIANE LINS LIRA
O Enfrentamento do Problema do Crack no Contexto da Saúde Pública
Sousa
Sousa
2015
ALIANE LINS LIRA
O Enfrentamento do Problema do Crack no Contexto da Saúde Pública
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requesito para obtenção de nota para as disciplinas de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social Politica e Econômia dos Brasil, FHTM do Serviço Social I.
Profª Giane Albiazzetti, Lisnéia Rampazzo, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi.
Sousa
2015
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................6
3.1.O Enfrentamento Do Problema do Crack No Contexto Da Saúde Publica 6
4. CONSIDERAÇÕES 11
5. REFERÊNCIAS 12
1. RESUMO
O consumo de do crack é um dos problemas mais preocupantes da saúde pública no mundo. O advento do crack trouxe preocupações maiores por suas consequências impactantes para o indivíduo e toda a sociedade. Embora com baixa prevalência na população brasileira, por onde passa deixa um rastro de doenças, violência e criminalidade, justo por atingir, em maior escala, uma parcela com baixa escolaridade, famílias desestruturadas e baixas poder aquisitivo. São em sua maioria jovens que não reconhecem sua dependência e têm grande dificuldade para aderir ao tratamento.
Assim há o que fazer e uma boa porcentagem dos usuários de crack recuperam-se com o tratamento. É importante que os generalistas estejam atentos e investigue o uso de drogas por seus pacientes, que inicia com o álcool e o tabaco, para condutas e encaminhamentos apropriados, podendo, dessa forma, prevenir o consumo de crack.
PALAVRAS-CHAVE: O crack, saúde publica, Relações familiares, impactos aos dependentes, efeitos e causas.
2. INTRODUÇÃO
O