Fundamentos de administração e Marketing
1 INTRODUÇÃO A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência). Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. A administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.
Nesse sentido, é muito importante estudar a administração, pois ela está presente em nosso cotidiano, e temos o interesse de melhorar a administração nas organizações que nos cercam.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PLANEJAMENTO Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo.
Percebemos no texto “A vitória da (des) organização” que na escola de samba acontece exatamente o oposto. A comunicação é rápida e sem intermediários. Os funcionários tem autonomia e trabalham num esquema flexível em que podem usar sua própria criatividade para resolver problemas inesperados. Além disso, não há padrões pré-formatados. O estilo burocrático e padronizado fica do lado de fora do barracão.
2.2 ORGANIZAÇÃO
A organização, como função administrativa, é o desenvolvimento de um modo sistemático de reunir recursos físicos e humanos para a realização dos objetivos e das metas definidas no planejamento (MONTANA; CHARNOV, 2006). Nesse sentido, “as organizações fazem da função organização para alcançar seus objetivos de maneira eficaz e eficiente.” (SOBRAL; PECI, 2007, p. 165).
Vemos também no texto “A vitória da (des) organização” como funciona esta organização: “Na Imperatriz Leopoldinense nos meses que antecedem a festança, os diversos setores que compõem o barracão funcionam em