FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E MARKETING
Para evitar que perdas de mercado ou até mesmo gerar a expansão de vendas, sugerimos que a Ford transmita através de seu posicionamento, comunicação e política de vendas que o mix de vantagens ao se adquirir um de seus veículos recompensa generosamente o consumidor. Por exemplo, o Ford Ka terá freios ABS, airbag, sistema de interatividade e controle de estabilidade, itens usualmente disponíveis em veículos que custam no mínimo 60 mil reais. É preciso lembrar que o consumidor busca a solução para determinada situação, e em momentos de crise ou retração econômica, devemos lhe oferecer soluções financeiramente compensadoras.
De acordo com o texto, com o novo Ford Ka irá subir da faixa de preço dos 25 mil reais para a dos 35 mil. Um aumento tão significativo no valor do Ka(maior que 30%), leva a crer que a empresa buscará um faixa de clientes com maior poder aquisitivo, ainda que mais restrita. Será um árduo desafio para a montadora manter o share em unidades vendidas, pois segmentos mais elevados do mercado tendem a ser mais estreitos e competitivos, com um nível de exigência muito superior. Por outro lado, o lucro por unidade comercializada aumentará, o que poderá gerar uma receita maior que a atual. O resultado dessa equação será conhecido apenas quando os novos veículos e a nova política de vendas estiverem nas ruas, e só aí então poderemos saber se a Ford agiu corretamente ou não.
A segmentação é a divisão do mercado segundo fatores específicos, como renda, escolaridade, poder aquisitivo, etnia, ramo comercial, etc. Eis alguns exemplos de categorias de segmentação:
* Segmentação Geográfica; Localização física do "target": país, estado, cidade, região, microregião, densidade, etc. É o processo de dividir o mercado total em grupos com base na sua localização e outros critérios geográficos, como os mencionados acima ou até mesmo climáticos,através do consumidor final.
* Segmentação Demográfica; Envolve dividir o