FICHAMENTO Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido
Fichamento
Fichamento do texto de número 4 realizada por Bernardo
Lorenzini sobre matéria de Ensino de História do curso de
Licenciatura em História.
Pelotas, 28 de Abril de 2015
Fichamento de Leitura Autor:
Silva, Marcos
Título:
Ensinar história no século XXI: Em busca do tempo entendido
Local e data de edição:
Campinas, São Paulo, Papirus, 2007
Tema:
Currículo e Ensino de história no século XXI
Páginas:
43 64
Página 43:
O autor faz uma breve introduçao sobre o assunto que vai abordar. Perguntando quais os temas, as fontes e materiais que são usados nas escolas. O autor nos revela que é impossível ensinar e recuperar completamente os fatos e a realidade dos acontecimentos do passado. Página 44:
O currículo é comparado com a história em si, que por fatores políticos e de poder, não são um conjunto de conhecimentos neutros. O currículo abordado nas escolas é o esqueleto reflexo do governo sobre a sociedade. O autor nos mostra que o currículo assim como a história, nos revela a educaçao da sociedade. Página 45:
O autor escreve sobre a participaçao do professor no ensino guiado pelo currículo. O professor deve defender e incluir ensino de cultura das “minorias” da nossa sociedade, como grupos indígenas, homossexuais, portadores de deficiências físicas ou mentais entre outros. Página 46:
Nesta pagina o autor cita outros autores no qual o assunto abordado é o multi culturalismo, e nos fala que a posiçao politicamente correta é a aceitaçao das pessoas
“diferentes”.
Página 47:
Os professores devem resistir a dominaçao cultural, como exemplo a dominaçao da religião ocidental sobre a sociedade. O autor também nos diz que o currículo não apenas deve acomodar as pessoas ao capitalismo (formandoas para o mercado de trabalho e de consumo) mas também criticar a forma econômica da sociedade que é injusta para muitas pessoas que fazem