Cultura, organização, esporte e Lazer
INSTITUTO UNIVERSITARIO DE PESQUISAS DO RIO DE JANEIRO
ESCOLA DE POLITICAS PUBLICAS E GOVERNO
ESPORTE, CULTURA, ORGANIZAÇAO E SOCIAL. (Título provisório)
Nome do autor: BRUNO DE OLIVEIRA LOURO
I – Apresentação
É inegável que o esporte hoje é um elemento de destaque no cenário mundial com a sua aparição em todos os tipos de mídias. O desporte aparece em tudo; não só nos programas e noticiários especificamente esportivos, onde é produto espetacular, mas nos filmes, programas de auditório, de entrevistas, economia, política, desenhos animados, anúncios publicitários, telenovelas e seriados. Ele por definição é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”.
Numa visão geral podemos considerer como um fenômeno cultural e social que influencia e sofre influência da sociedade e muitas vezes seus problemas são os mesmos da própria sociedade. Cada vez mais o esporte se torna parte do nosso mundo social. Ele se relaciona com a vida familiar, com a educação, política, economia, artes e religião. Com maior entendimento é possível mudá-lo de forma que mais pessoas se beneficiem das coisas positivas que ele tem a oferecer.
O homem está interligado e correlacionado ao esporte desde os primatas, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios no início das coletividades. Acredita-se que depois da alimentação, a mais antiga forma de atividade humana é a que hoje se conhece por esporte.
Mas a prática desportiva teve início remoto, onde já havia monumentos de vários estilos dos antigos egípcios, babilônios, assírios e hebreus com cenas de luta, jogos de bola, natação, acrobacias e danças. Entre os egípcios, a luta corpo-a-corpo e com espadas surgiram por volta de 2.700 a.C. e eram exercícios com fins