Nivel de poluentes da atmosfera portuguesa
Trabalho realizado por:
Tânia Cunha 71701
Flávia Peixoto 72274
Edgar Reis 72113
Índice
Introdução 2
Metodologia 3
Resultados e discussão 5
Conclusões 11
Bibliografia 12
Introdução
O presente relatório estatístico tem como objetivo avaliar os níveis dos poluentes atmosféricos medidos em contínuo na Rede de Medida da Qualidade do Ar (QualAr) durantes um mês de Verão (Agosto) e um mês de inverno (Fevereiro), de duas estações de medição, sendo estas a de Sobreiras e Olivais, em 2013, face aos parâmetros estatísticos fixados no Decreto-Lei Nº 102/2010, de 23 de Setembro.
Poluição atmosférica é definida como uma contaminação da atmosfera por meio de resíduos ou produtos secundários sólidos, líquidos ou gasosos que provocaram mudanças passíveis de causar impactos a nível ambiental ou de saúde humana. Estes poluentes podem ser introduzidos no meio envolvente por determinadas fontes, podendo ser classificadas como pontuais ou difusas. As primeiras identificam-se como resultado de uma fonte particular, sendo estas facilmente reconhecíeis obtendo um controle mais eficiente, enquanto as difusas não possuem um ponto de lançamento específico tornando-se uma identificação e controle mais difícil.
As entidades gestoras de qualidade do ar têm na sua área de jurisdição um conjunto de pontos fixos de amostragem para a medição, em contínuo, das concentrações de poluentes atmosféricos, possuindo para o efeito estações equipadas com analisadores de medição da qualidade do ar.
A estação de Sobreiras (Lordelo do Ouro) está situada na freguesia da foz do Douro, concelho do Porto (zona litoral).
Esta encontra-se em funcionamento desde o dia 1 de Dezembro de 2007, pertence à Rede de Qualidade do Ar do Norte.
A nível de poluentes, mede atualmente, o monóxido de azoto (NO), o dióxido de azoto (NO2), óxidos de azoto (NOx), ozono (O3), partículas