resumo
A industrialização é um processo histórico e social através do qual a indústria se torna o setor dominante de uma economia, mediante a substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, essas substituições levaram a um aumento da produtividade.
Assim a economia, antes apenas com base agrária, artesanal e comercial, passa a ter uma base urbana e industrial.
O sistema de produção artesanal, manual, dá lugar à produção serial, mecânica, capaz de gerar produtos de qualidade homogênea.
A industrialização pode ser parte de um processo mais amplo de modernização, em que a inovação tecnológica, desenvolvimento econômico e a mudança social estão estreitamente relacionados.
http://www.infoescola.com/historia/industrializacao/
História da Industrialização
Já nos tempos pré-históricos, o homem criou os seus próprios instrumentos, conforme os materiais disponíveis. Conforme o tempo foi passando e a civilização progredindo, a especialização no trabalho aumento dando origem a um grupo social, os artesões, que tratavam de produzir os objetos de que a sociedade necessitava.
No fim da Idade Média, os artesãos das cidades europeias agruparam-se em associações, onde formaram-se categorias de aprendizes, oficiais e mestres e onde os conhecimentos técnicos eram transmitidos de pais para filhos. A produtividade dessas pequenas oficinas era baixa, dado que a todo o trabalho era realizado manualmente, eram poucas as atividades realizadas com a ajuda da força animal, da queda da água e do movimento dos ventos (moviam máquinas rudimentares).
A Inglaterra foi o país que se desenvolveu primeiro a nível industrial, foi na Inglaterra que surgiu a máquina a vapor, obra de James Watt, cuja principal fonte de energia era o carvão, neste sentido foi na Inglaterra que ocorreu a chamada Primeira Revolução Industrial.
Na Segunda Revolução Industrial, o petróleo tornou-se a principal fonte de energia, algo que ocorre até