celula vegetal
Curso de química
Lucas Petrova
Poluição atmosférica
PORTO VELHO-RO
2014
1. INTRODUÇÃO
O tema a ser abordado neste trabalho será a respeito da poluição atmosférica abrangendo as atividades antropogênicas sobre o meio ambiente, o efeito estufa, chuvas acidas e a deterioração da camada de ozônio.
A sua importância se deve ao fato do uso desenfreado de combustíveis fósseis, e ao crescente uso de CFCs (clorofluorcarbonetos) que destroem a camada de ozônio.
A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamente pelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odores desagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactos no campo ambiental, tendo ação direta no aquecimento global, sendo responsável pela degradação de ecossistemas e causadoras de chuvas ácidas.
Na Roma Antiga, a poluição era geralmente encontrada em cidades pré-industriais, onde as pessoas queimavam madeira e trabalhavam em artesanato e indústria. Já no século V a.C., Hipócrates observa o efeito dos alimentos, da ocupação e, sobretudo, do clima nas doenças, escrevendo o livro Ar, água e lugares, onde falam da importância do clima, as diferentes propriedades do ar em função de diferentes ventos e da qualidade do ar e da água.
2. Fundamentação teórica
2.1. Contextualização da Cidade de Salvador – BA
O presente projeto foi elaborado na cidade de Salvador. É um município brasileiro, capital do estado da Bahia e