Problemas ambientais de braga
Geografia A – 11º ano
Professor José Marques
Ano letivo 2012-2013
Maria Peres de Melo, nº 15, 11ºD
Rúben Marques, nº 23, 11ºD
Índice
Introdução
O presente trabalho tem como tema ‘Problemas urbanos da cidade de Braga’. Mais concretamente, iremos centrar-nos em dois problemas principais: problemas ambientais e degradação das áreas centrais. Este assunto faz parte do tema ‘As áreas urbanas: dinâmicas internas’ do programa da disciplina de Geografia A.
Este tema foi proposto pelo professor de Geografia no seguimento da matéria lecionada sobre esta temática. No entanto, a escolha da cidade ficou ao nosso critério, tendo por isso optado por Braga pois se tratar de uma cidade que tem vindo a adquirir cada vez mais importância e visibilidade tanto a nível nacional como internacional devido ao seu dinamismo.
O objetivo deste trabalho e dar a conhecer alguns dos problemas urbanos com que a cidade se depara e apresentar algumas soluções para o combate destes.
Como exemplo de problemas urbanos vamos referir a degradação do centro da cidade.
O presente trabalho encontra-se dividido em dois capítulos principais. No 1º capítulo iremos caracterizar a cidade, sendo esta caracterização o ponto de partida para a abordagem dos problemas urbanos relativos a Braga, tratados no segundo capítulo.
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi maioritariamente a pesquisa na internet, combinada com alguma pesquisa bibliográfica.
1- Caracterização da cidade de Braga
Braga é uma cidade portuguesa situada no Norte de Portugal, na sub-região do Cávado (NUTS III). Geograficamente, as coordenadas da cidade são as seguintes: 41° 32' N 08° 25' O.
Ocupando uma área de 183,51 quilómetros quadrados, rodeados por florestas, serras vales e planícies, a sua altitude varia entre 20 e 572 metros e o seu território pode ser enquadrado em duas bacias hidrográficas: a do Cávado e a do Ave.
O concelho de Braga é composto por