Mitose da cebola
Biologia/Geologia
OBSERVAÇAO DE FASES DA MITOSE EM CELULAS VEGETAIS
Trabalho realizado por: Iolanda Marques nº17, 11ºA
Ano letivo: 2014/2015
Introduçao
A informação genética contida nos ácidos encontra-se, nos seres eucariontes, no núcleo da célula. Quando uma célula se divide , é necessário que a molécula de DNA se replique, permitindo que cada célula-filha herde uma cópia de toda a informação genética que a célula mãe possuía.
A maioria dos organismos procariontes apresenta uma só molécula de DNA, que não está associadas a proteínas e se encontra dispersa no hialoplasma. Neste caso a divisão celular é um processo simples que pode ocorrer assim que a célula de replique.
Pelo facto de este seres orgânicos serem unicelulares, cada vez que ocorre a divisão celular, verifica-se a produção de dois novos indivíduos que, salvo algumas exceções, são idênticos entre si e idênticos á célula-mãe.
Os organismos eucariontes são bem mais complexos e a sua divisão celular é um processo mais moroso e intricado. A informação genética nestes organismos encontra-se distribuída por várias moléculas de DNA, as quais estão associadas a proteínas designadas histonas, as histonas conferem estabilidade ao DNA e são responsáveis pelo processo de condensação.
Cada porção do DNA, associado ás histonas, constitui um filamento de cromatina, contudo, quando a célula está em divisão, estes filamentos sofrem um processo progressivo de condensação, originando filamentos curtos e espessos designados cromossomas.
Fig.1- condensação progressiva da cromatina até a formação de um cromossoma
Esta impressionante condensação resulta da associação entre as histonas e o DNA. O filamento de DNA, presente em cada cromatídeo,