Relatorio mitose nas células da cebola
Relatório sobre a mitose nas células da cebola
José Maria Serpa Laço nº17 11ºc
Relatório científico para a disciplina de biologia/geologia
Elvas, Outubro de 2012.
Índice
Introdução Esta actividade prática teve como objectivo a observação e interpretação de figuras de distintas fases da mitose em células vegetais. Para tal, pode fazer-se a observação de células vegetais em divisão, em preparações definitivas e em preparações temporárias. Estas foram preparadas recorrendo-se aos ápices vegetativos da raiz de uma cebola.
Uma das propriedades mais importantes das células é a capacidade de se dividirem. Nos seres pluricelulares, pela divisão celular, as células multiplicam-se, o que permite o crescimento dos seres vivos.
Quer nos seres unicelulares quer nos pluricelulares, uma nova célula surge sempre da divisão de uma célula que existia anteriormente. A vida de uma célula começa quando ela surge a partir da célula-mãe e acaba quando ela própria se divide para originar células-filhas. Ao conjunto de transformações que uma célula sofre desde o seu nascimento até ao momento em que sofre divisão denomina-se ciclo celular. O ciclo celular compreende duas etapas fundamentais: Fig.1 Fases do ciclo celular (interfase e fase mitótica)
- Interfase - é um período relativamente longo quando comparado com a mitose, podendo demorar horas, anos ou até perpetuar-se até à morte da célula, sem que nova divisão ocorra (ex. maioria das células nervosas e musculares). Durante este período ocorre a síntese de diversos constituintes que conduzem ao crescimento e à maturação celulares, para que a célula esteja preparada se ocorrer uma nova divisão. A interfase pode ser dividida em três períodos: G1, S e G2 (alguns organismos unicelulares, como as leveduras não possuem G2).
Período G1: ocorre imediatamente após a mitose. É um período de intensa actividade bioquímica, no qual a célula cresce em