Mitose da cebola
‘
Análise das fases da mitose (cebola)
Disciplina: Biologia
Professora: Letícia Tenório
Aluno: Cristhian Martins Nº: 16
03/07/2012
Introdução: O trabalho a seguir será observado as células da cebola, possibilitando assim, identificar as fases do ciclo em que se encontram. Esse ciclo divide em fases fundamentais (interfase e fase mitótica). Mitose é a capacidade das células de se dividirem. Esse ciclo, é composto por duas etapas fundamentais: - Interfase - corresponde ao período compreendido entre o final de uma divisão celular e o início da divisão celular seguinte. Nele, existe três sub-fases: G1, S e G2. -Fase Mitótica - é a fase do ciclo celular onde ocorre duas divisões, a divisão do núcleo e do citoplasma.
Objetivo: Analisar as fases da mitose em cada processo (observado no microscópio).Essas fases pode ser dividas em:
- Prófase: Etapa inicial do processo. Caracteriza-se por alterações celulares que, genericamente, se podem resumir a três momentos: organização e compactação da cromatina nuclear, formando os cromossomas; desaparecimento do nucléolo; e deslocamento dos centrossomas para polos opostos das células, onde integrarão o fuso acromático.
-Metáfase: É a fase que sucede a prófase. Ao final da prófase, a carioteca se desintegra, dando liberdade aos cromossomos que já estão muito condensados. Eles migram para a região equatorial da célula, que fica no meio do caminho entre os pólos da célula. Para a realização deste movimento há a participação dos microtúbulos do fuso e proteínas motoras geradoras de força que se localizam próximas aos cinetócoros. O cinetócoro é uma estrutura protéica presente na região do centrômero.
-Anáfase: Em grego, Ana significa separação. A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos