Mitose na raiz da cebola
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossômica e geneticamente idênticas.
Costuma-se dividir esse processo em dois momentos: o primeiro relacionado à formação de dois núcleos filhos e o segundo correspondendo à citocinese (divisão do citoplasma). Contudo, ela é didaticamente detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. (Biologia das populações – Volume 3)
Prófase: é a etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos correlacionados ao período de interfase, essenciais para o ciclo celular.
Metáfase: Fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca (membrana nuclear)
Anáfase: Fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos, consequente à retirada de tubulinas.
Telófase: Última etapa da divisão mitótica, caracterizada pelo agrupamento e descompactação dos cromossomos (genoma) em extremidades opostas, recomposição da carioteca e nucléolo, finalizando o processo com a citocinese (individualização do citoplasma em duas células-filhas).
Objetivo:
A atividade prática teve como objetivo observar as fases da mitose na raiz da cebola.
Materiais:
Raízes de cebola
Corante orceína acética
Copos
Lâminas
Lamínulas
Tesoura
Método:
Foi utilizada uma cebola que já estava mergulhada em água, com suas raízes crescidas, cortou-se com o auxílio de uma tesoura três pedaços com cerca de 2 cm das raízes da mesma na parte apical, e transferiu-se para um tubo de ensaio contendo orceína acética, aqueceu-se o mesmo sobre uma vela até a emissão de vapores, sem contudo, deixar ferver, deixou-se esfriar durante 5 minutos, repetiu-se esta operação duas vezes mais e, após o terceiro aquecimento, deixou-se esfriar e repousar por 15 minutos, colocou-se uma