Nitrogênio Total Kjeldhal
_______________________________________________________________
Interesse:
Páginas:
Objetivo
3
Amostragem
3
Temperatura, Turbidez e pH
4 a 6
Nitrogênio Amoniacal
6 a 7
Nitrogênio Total Kjedahl
8
Nitrogênio Orgânico
8 a 9
Fosfato
9 a 11
DBO
12 a 13
DQO
14 a 16
Sólidos
16 a 19
Conclusão
20
Referências Bibliográficas
21
1. OBJETIVO
Aprender as determinações analíticas dos principais parâmetros físico- químicos de águas residuais, além de verificar a eficiência de remoção de matéria orgânica da Estação de tratamento de esgoto (ETE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ – Campus Nilópolis).
2. AMOSTRAGEM
A amostragem consiste no processo de coleta de amostras que serão utilizadas para a análise de um determinado ambiente ou produto. Esta amostragem deve ser realizada de modo que se obtenham amostras representativas, ou seja, amostras que representem o todo da melhor forma possível. A coleta pode ser realizada de forma fortuita ou composta, manual ou automática. A forma com que a coleta é realizada é definida conforme as características e vazão dos despejos, e a forma de análise que se deseja fazer.
Foram coletados 2L de amostra, 1L de amostra afluente e 1L de amostra efluente, de maneira fortuita e manual, com uma vazão de 0,8 L/s a uma altura de 3cm na amostra afluente, e uma vazão de 1,2 L/s a uma altura de 4 cm na amostra efluente.
2.1. Local de Coleta da Amostra
Afluente – após o gradeamento, na calha Parshall de entrada da ETE.
Hora de coleta – 13:45.
Efluente – na calha Parshall de saída da ETE.
Hora de coleta – 13h50.
2.2. Aspecto da Amostra
Afluente – turva, amarelada, com pouca formação de sólidos sedimentáveis.
Efluente – levemente turva, sem cor, com pouca formação de sólidos sedimentáveis.
2.3. Vazão
A vazão pode ser definida como a quantidade em volume que escoa através de certa seção em um determinado intervalo de tempo.
Para a