Macroalgas
As rodófitas têm uma importância econômica considerável, pois as carrogeninas e os ágares, retirados de sua parede celular, são utilizados como meios de cultura, espessantes, geleificantes e base para produção de cosméticos. Também são muito comercializadas e consumidas como vegetais no Oriente. Além disso, as algas coralináceas exercem um papel de cimentação indispensável à formação e sobrevivência dos recifes de corais, além de serem produtores primários.
A importância econômica das algas verdes se diz respeito à utilização como alimento, no caso de espécies marinhas, e na extração de beta-caroteno. O gênero Dunaliella cultivada em lagos altamente salinos acumula mais de 5% desse importante anti-oxidante natural. A sua grande importância ecológica está ligada a grande produção primária, especialmente no ambiente límnico.
Alimentação
Kombu
Kombu
Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de 10.000 anos.
Algas da espécie Laminaria japonica (Phaeophyta), popularmente conhecidas como Kombu, são utilizadas no preparo de carnes, peixes e sopas. O wakame, também pertencente ao grupo das feofíceas, é utilizado como ingrediente de molhos e sopas.
As rodofíceas também são utilizadas na alimentação. A Porphyra spp., conhecida como nori, é utilizada no preparo de sushi.
Muitas algas marinhas têm sido utilizadas para a produção de ração para animais.
Ficocolóides
Os ficocolóides são polissacarídeos coloidais extraídos de algas. Em soluções aquosas essas substâncias se comportam como gel.
Os alginatos são utilizados como emulsificantes, estabilizantes e gelificante. São utilizados em tintas para tecidos e produção de espuma de cerveja.
Os carragenanos são substâncias encontradas na parede celular de algumas algas vermelhas. São utilizados na indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.
O