Nicole
Nicole de Lara Reis1
RESUMO: Esse artigo analisa o filme O Capital, de Costa-Gravas, principalmente a partir da questão Ética, será mostrado como o excesso da ambição, por poder e dinheiro leva o homem a uma série de problemas que vivemos nos dias de hoje.
PALAVRAS-CHAVES: ética, capitalismo, dinheiro, poder, ambição, trabalho.
Em termos éticos, o filme O Capital nos relata muito sobre o que Karl Marx demonstrou em todos os seus estudos. Em O Capital, o diretor Costa-Gavras nos surpreende, mostrando o que a ambição em excesso, por poder e dinheiro, causa no homem, de uma forma intrigante ele nos leva a uma série de questões sobre a forma que vivemos em sociedade nos dias de hoje.
Marc ao se tornar presidente de um dos bancos mais poderosos do mundo, ganha não só autoridade e poder, mas também muitos problemas que podem destruí-lo a qualquer momento. O mesmo de uma maneira inteligente e surpresa, consegue driblar todos os seus adversários, e mostrar superioridade diante dos empecilhos enfrentados, mesmo quando os seus “colegas de trabalho” tentam derruba-lo. Agindo de forma antiética os conselheiros administrativos do Phenix, esperam o momento certo para destituir Marc, pois, embora seja “um jovem talentoso”, possui atributos que não são incompatíveis. Para Marc, ser presidente do banco vai muito além de conquistas profissionais, a posse de poder possui para Tourneuil, obter respeito, quanto maior o salário, mais respeito ele pensa conseguir, afinal no mundo Capitalista dinheiro é poder e respeito.O presidente bancário não possui o mesmo sucesso em sua família, por ter de tomar decisões difíceis relacionadas a supostos corte de pessoal não é muito bem aceito por seus familiares, que o criticam por não ter pensado, nas dez mil pessoas que perderam seus empregos quando ele assumiu um cargo superior. Sua esposa também o critica por dar mais atenção ao poder e dinheiro do que ao que ele realmente era. Isso nos faz levantar uma grande questão: “Qual