Curso de educaçao fisica e pratico ou teorico ?
O curso de educação Física é mais teórico, não dizendo que a prática não seja importante, mas que a graduação deve preparar para a atuação profissional não através de fórmulas e modelos fechados. A graduação deve dar condições,por meio de uma preparação teórica aprofundada,para que o da compreensão da realidade que o cerca ,dos valores em jogo,das especificidades atuação e das possibilidades de que pode dispor para alcance de seus objetivos A graduação estaria preocupada em preparar o aluno para pensar e repensar sua atuação,entendendo que há a necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda atuação,que nunca é só prática, mais indissociadamente teórico-prática.
Não porque os avanços recentes das pesquisas históricas na área, ainda não parecem ter contagiado o contexto geral do ensino da história nos cursos de graduação, nem tão pouco estimulado profusos debates acerca de seu espaço e utilidade. E tal espaço, então, tem se mantido simplesmente pela força da tradição.Isto é ,pois sempre existiram disciplinas ligadas ao ensino da história nos diversos cursos de formação profissional na Educação física brasileira no decorrer do tempo.
Embora no Brasil a História do esporte não tenha um espaço tao significativo como tem em outros países ,como na Inglaterra,estes estudos tem uma preocupação significamente diferenciada dos estudos de história da Educação Física .Sua preocupação básica não é, nem foi,entender o esporte em si. Antes era simplesmente guardar informações sobre os esportes .Hoje fundamentalmente utilizar o esporte como objeto importante para entender a sociedade. Na verdade ,grande parte dos estudos recentes ligados a história do esporte são relacionados ao futebol,provavelmente devido a dimensão que ocupa na cultura brasileira.
Talvez não exista uma resposta exata, do por que devemos estudar historia na Educação Física, mas para argumentar que aqueles que vem cursar graduação em Educação Física