Aspectos Hist Ricos E Culturais
2. A disciplina de História sempre teve espaço na grade curricular dos cursos de Educação Física? Por quê? R: Não. Embora existissem exceções, era resumida a apresentação de conteúdos clássicos, onde se apresentava uma série e nomes e fatos como relevantes da História Geral, com uma ausente, confusa ou não consciente compreensão historiográfica.
3. “História da Educação Física” é a mesma coisa que “História do Esporte”? R: Não. O desenvolvimento da história da educação física brasileira pode ser dividido em três fases distintas. A primeira pelo caráter embrionário de desenvolvimento dos estudos. Uma segunda pelo início de uma produção e preocupação maior com os estudos históricos, tanto nos aspectos qualitativos quanto nos quantitativos. A terceira pela busca do redimensionamento das características dos estudos históricos. O compromisso de todos os pesquisadores estava ligado à necessidade de diariamente entender a mesma e/ou justificar algumas sugestões de modificações.
A história do esporte, normalmente desenvolvido fora do circuito acadêmico, é escrito por antigos praticantes ou apaixonados pelos determinados esportes que acompanhavam de perto o desenvolvimento das modalidades.
4. Por que devemos estudar a História da Educação Física/Esportes? R: O estudo da história da educação física/esporte pode contribuir efetivamente com a educação física, permitindo interpretações de seus processos e caminhos no decorrer do tempo, lançando luz nas discussões contemporâneas, e, diriam alguns, até mesmo contribuindo no perspectivar do futuro.