Nicole
Introdução
Contexto
Desenvolvimento
Principais características da Terceira Revolução Industrial
Principais invenções tecnológicas deste período
Síntese com o texto
Conclusão
Introdução
O objetivo desse trabalho é se aprofundar em na terceira revolução industrial que teve como base primordial a informação, devido às inúmeras descobertas e evoluções no campo tecnológico.
Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de enorme quantidade de tecnologia e informação.
Contexto
No final do século XIX, o mundo sofreu forte influência devido à conjunção de todas as ciências, que começaram a fundir-se, iniciando um período de rotação dos usos e costumes.
Todos os ramos do conhecimento humano, sofreram mudanças radicais com novas descobertas ou fusões de conhecimentos antigos agregados a novos dispositivos recém-inventados, como a eletricidade, termoiônica, explosivos, tecelagem, metalurgia (no campo das Ciências Exatas), além dos outros campos, como biológicas e humanas.
Desenvolvimento
O processo de produção japonês – a chamada produção enxuta ou Toyotismo ganha cada vez mais espaço, pois reuniam equipes de operários com várias habilidades para trabalharem ao lado de máquinas automatizadas diminuindo os custos e esforço humano.
Destaca-se o surgimento da grande potência mundial EUA e também dos organismos internacionais, tais como, FMI, Banco Mundial e OMC e de tecnologias avançadas em todos os setores e a valorização do conhecimento.
O tempo e o conhecimento tornam-se mercadorias. Com as novas tecnologias, grandes distâncias não são obstáculos e criam as condições necessárias para a expansão do capitalismo.As inovações tecnológicas foram introduzidas no processo de produção, criando máquinas capazes de realizar todo o serviço.
Todo esse processo acabou por