Niacina
A vitamina B3, recebe também o nome de niacina ou ácido nicotínico e faz parte das vitaminas do complexo B. Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, a nicotinamida (uma das formas da vitamina B3) aumenta mil vezes a capacidade do organismo de destruir infecções por estafilococos, quando consumida em doses elevadas. A pesquisa revelou que altas dosagens desta vitamina aumentam em 1.000 vezes a resposta do sistema imunológico contra este tipo de bactéria. Os pesquisadores perceberam que a administração de doses terapêuticas de nicotinamida aumentou o número e a eficácia dos neutrófilos, glóbulos brancos que matam e devoram bactérias que agridem o organismo. Ela possui um importante papel no metabolismo celular e na reparação do material genético (DNA). Outras funções importantes são: a remoção do organismo de substâncias químicas tóxicas e auxilio na produção de hormônios esteróides pelas glândulas adrenais.
Vitamina B3 deficiência sintomas -
Os primeiros sintomas de deficiência incluem:
Dores musculares
Erupções cutâneas, incluindo as rugas , Erupções cutâneas, seco e grossas pele escamosa, em áreas expostas à luz solar
Indigestão
Anorexia perda de fome
Cefaléia corpo e dores
Inchaço, vermelho língua
Geral cansaço
Humor junto com irritabilidade
Tonturas Náuseas e
Vômitos
Demência
Consequências da deficiência de vitamina B3
A grave deficiência de niacina conduz a pelagra; sintomas típicos incluem dermatite, velhice demência, ferida na língua e diarréia. Em algumas pessoas, se torna a pele escamosa, rachados e pigmentadas nas partes expostas à luz solar. Erupções podem aparecer na pele levando a confusão mental. Inflamação das membranas mucosas da boca e das anomalias digestivas também desenvolver deficiência em niacina.
Alimentos ricos em vitamina B3
Levedo de cerveja, amendoim, bife de fígado, frango cozido, cavala cozida, truta cozida, salmão cozido, vitela cozida, arroz