determinação de atenuação de radiação
Radiação é, em sua definição, qualquer emissão de energia. Portanto, ao se utilizar do isótopo radioativo Cs 137, é possível medir a quantidade de partículas radioativas emitidas pelo material, através de um detector Geiger, e analisar sua trajetória, velocidade, quantidade de partículas emitidas, além de ser possível aplicar o raio radioativo em outros materiais a fim de testar os seus efeitos.
Em posse dessas informações, foi realizado um experimento que consiste em bloquear a abertura por onde o feixe radioativo é liberado, a fim de testar a capacidade de bloqueio de radiação das placas de diversos materiais.
Descrição do experimento
O experimento utilizou:
• Detector Geiger com interface LGI
• Fonte de Cobalto 60
• Computador
• Placa de alumínio
• Placa de liga metálica
• Placa de plástico
No experimento foi ligado o detector de Geiger, onde foi inserido um cilindro de Cobalto 60 a 6,5 cm entre a placa e o cilindro, então foram obtidos os dados pelo computador da radiação que o detector de Geiger emitia sem nenhum obstáculo posto.
Posteriormente, foi inserida uma placa de alumínio para tentar impedir a passagem de radiação, os dados obtidos foram computados. Em seguida, foi colocada uma placa de liga metálica e obtidos os dados pelo computador, e depois uma placa de plástico computando os dados.
Contador Geiger
O contador Geiger (ou contador Geiger-Müller ou contador G-M) serve para medir certas radiações ionizantes (partículas alfa, beta ou radiação gama e raios-X). Este instrumento de medida, cujo princípio foi imaginado por volta de 1913 por Hans Geiger, foi aperfeiçoado por Geiger e Walther Müller em 1928.
O contador Geiger-Mueller hoje é conhecido mundialmente por ser um dos melhores métodos para caracterizar a detecção da radiação ionizante e para avaliar o nível da mesma no ambiente. As ampolas Geiger-Mueller são os componentes mais importantes de um contador. É constituído por uma câmara, popularmente chamada de ampola,