newton
No estudo do movimento, a cinemática, propõe-se descrevê-lo sem se preocupar com as suascausas. Quandonospreocupamos com as causasdomovimento, estamosentrandoemumaárea da mecânicaconhecidacomodinâmica.
Da dinâmica, temostrês leis emquetodo o estudo do movimentopodeserresumido. Essas leis sãoconhecidascomo as leis de Newton:
• Primeira lei de Newton - a lei da inércia
• Segunda lei de Newton - o princípio fundamental da dinâmica
• Terceira lei de Newton - a lei da ação e reação
Para o entendimentodessas leis, é necessárioconheceralgunsconceitosfísicosmuitoimportantes, comoforça e equilíbrio.
A primeira lei de Newton - a lei da inércia
Na natureza, todososcorposapresentamcertaresistênciaaalterações no seuestado de equilíbrio, sejaeleestáticooudinâmico. Imagine quevocêtenhaquechutarduas bolas no chão: uma de vôlei e uma de boliche. É claroque a bola de vôleiseráchutada com maisfacilidadeque a de boliche, queapresentaumamaiorresistênciaparasair do lugar. maiortendênciaem se manteremequilíbrio, ouainda, apresentaumamaiorinércia. Define-se inérciacomoumaresistência natural dos corpos a alterações no estado de equilíbrio.
A primeira lei de Newton trata dos corposemequilíbrio e podeserenunciada da seguinte forma:
Quando as forçasatuantesem um corpo se anulam, elepermaneceráemrepousoouemmovimentoretilíneouniforme.
Um objetoquerepousasobresua mesa, porexemplo, estáemequilíbrioestático, e tende a ficarpermanecernessasituaçãoindefinidamente. No caso dos corposemmovimento, podemosimaginar um carroemmovimentoquefreiabruscamente. Ospassageirosserãolançadoparafrenteporquetendem a continuaremmovimento.
ForçaResultante
No nossocotidiano, é impossívelencontrar um corposobre o qualnãoexistamforçasatuando - só o fato de vivermosna Terra jánossubmete à força da gravidade. Muitasvezesessasforças se anulam, o queresultaemequilíbro.Em outros casos, a resultante das forçasqueatuamsobre um corpo é diferente de zero. Quandoissoocorre, o