trabalhos
ALMEIDA, Ordália A. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA HISTÓRIA A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Palestra proferida no 14º. Congresso Brasileiro de Educação Infantil-OMEP/BR/MS, em Campo Grande/MS, 2002.
Este texto se propõe a apresentar ao leitor informações importantes sobre os teóricos que contribuíram para pensarmos as práticas da Educação Infantil.
1- A autora apresenta duas tendências contrárias que motivaram a construção de propostas pedagógicas, quais foram elas?
2- Situe no texto os principais teóricos (Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Fröebel, Decroly, Dewey, Montessori, Freinet, Piaget e Vygotsky), faça um resumo de suas propostas pedagógicas e identifique em que aspectos suas proposições se aproximam e se afastam.
3- Reflita sobre práticas pedagógicas que conhece e pense se elas se baseiam em alguma das teorias apresentadas pela autora.
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
ROTEIRO DE ESTUDO
Duque de Caxias-RJ
2014
Universidade Unigranrio Duque de Caxias 01/09/2014 Aluna: Cindiane de Souza Santana
Professora: Mariangela Almeida
Matricula: 3106652
Curso: Pedagogia
Turno: Manhã
1- A educação infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos de idade. Em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, com a ação da família e da comunidade.
2-
COMÊNIO
As principais propostas de Comênio eram o respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação, uma educação sem punição mas com diálogo, exemplo e ambiente adequado a necessidade da interdisciplinaridade, da afetividade do educador e de um ambiente escolar arejado, bonito, com espaço livre e ecológico. Eu me identifiquei com todas, pois para iniciarmos a educação de uma criança precisamos dar todos esses passos.
ROUSSEAU Rousseau desmentiu de que a educação é um processo