neutrofilos
NEUTRÓFILOS
Os neutrófilos têm um núcleo que se cora em púrpura e é dividido em 2 a 5 segmentos ou lóbulos, conectados por estreita faixa ou filamento de material nuclear.A cromatina é heterogênea, algo agregada. O citoplasma é azul-pálido e cheio de fina granulação que se cora em lilás. Os grânulos são ditos neutrofilicos porque tomam tanto o componente acido como o básico do corante. Nas mulheres, uma pequena porcentagem de neutrófilos tem um pequenino lóbulo, em forma de gotícula ou ponta de baqueta de tambor (“drumstick”) preso a um dos lóbulos maiores, que representa o cromossomo X inativo da célula.
2- EOSINÓFILOS
Os eosinófilos têm núcleo usualmente bilobulado e citoplasma azul-pálido cheio de grânulos grandes, refringentes, cor de laranja, ditos eosinofílicos por tomarem o corante acido eosina. Os eosinófilos são produzidos na medula óssea e circulam no sangue por 6 horas, antes de migrar para os tecidos.
3-BASÓFILOS
Os basófilos têm núcleo lobulado, geralmente escondido pelos grandes grânulos purpúreos que enchem o citoplasma azul-claro. Os grânulos são ditos basofílicos porque tomam os componentes básicos dos corantes (como o azul de metileno).
4- LINFÓCITOS
Os linfócitos são os leucócitos mais numerosos, depois dos neutrófilos. São menores que os granulócitos, possuem contorno arredondado ou irregular e citoplasma claro, azul-pálido; alguns têm um numero variável de grânulos azurófilos, púrpura-rosado. Os linfócitos distribuem-se em três categorias morfológicas, de acordo com o tamanho, a quantidade de citoplasma e a presença ou ausência de granulação: linfócitos pequenos, linfócitos grandes e linfócitos grandes e granulados. Os linfócitos pequenos são os mais numerosos. A cromatina nuclear pode ser densa e homogênea (particularmente nos linfócitos pequenos) ou de coloração mais delicada e heterogênea (particularmente nos linfócitos grandes). Alguns linfócitos normais podem mostrar, no núcleo, uma zona