neutrofilo e macrofago
Neutrófilo são células de defesas, inatas e polimorfonucleares. Chamadas de fagócitos sua principal função é a fagocitose de bactérias. São produzidas na medula a partir de células pluripotentes (tronco).
O neutrófilo é uma célula circulante, um granulócito e seu núcleo varia de dois a cinco lóbulos. São encontradas também algumas organelas, como retículo endoplasmático rugoso, ribossomos, mitocôndrias e complexo de Golgi.
Seu tempo de vida é de aproximadamente seis a oito horas, e é 60%-70% abundante no sangue em comparação às outras células de defesa.
O neutrófilo faz a quimiotaxia, adesão, ingestão e quando faz a digestão acaba morrendo, por isso que em comparação com outras células produzidas pela medula, o neutrófilo é em maior quantidade.
Quando ocorre uma inflamação, células como os basófilos liberam histamina nos vasos fazendo-os dilatar para o neutrófilo fazer a quimiotaxia das bactérias. Os neutrófilos são os primeiros a chegar à inflamação.
MACROFAGO
Macrófago Os macrófagos se originam de células da medula óssea, que se dividem formando monócitos, esses circulam no sangue e quando adentram o tecido conjuntivo amadurecem e ganham o formato de um macrófago. Essas células são arredondadas e grandes em comparação com as hemácias. São agranulócitos, seu núcleo tem formato de rim e é encontrado mais próximo a membrana celular do que ao centro da célula. Possuem organelas como o complexo de golgi, lisossomos e retículo endoplasmático rugoso. São células de resposta inata. Eles podem ser tanto circulares (sangue- monócito) quanto fixas (SNC- microgliócitos; ossos- osteoclasto e fígado- kupffer, entre outros). Macrófagos tem a função de fagocitar corpos estranhos no organismo e além disso ele fagocita também o resto de células mortas e se mantém vivo. Após realizar a fagocitose o macrófago “carrega” uma parte do patógeno até o sistema adaptativo, para ser realizado o reconhecimento do