Alterações de Neutrófilos
Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico
Departamento de Análises Clínicas
ALTERAÇÕES DE NEUTRÓFILOS
HEMATOLOGIA
3° A - Análises Clínicas
Contagem
2014
ALTERAÇÕES DE NEUTRÓFILOS
Trabalho apresentado à instituição FUNEC-CENTEC, ao professor Wellerson Moreira, na disciplina de Hematologia, para obtenção parcial da nota trimestral.
Contagem
2014
ALTERAÇÕES DE NEUTRÓFILOS
Introdução
O corpo humano possui um sistema de defesa contra possíveis ameaças ao nosso organismo. Importantes aliadas nessa proteção são as células de defesa, uma delas os neutrófilos, também conhecidos como polimorfonucleares. Estes são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Diversas são as condições que induzem uma reação mediada por essas células, que são ativadas e atuam desempenhando sua funçoes específicas de modo a garantir a integridade do corpo.
Os neutrófilos são responsáveis pela fagocitose de células invasoras, e quanto ativadas se dirigem ao local necessário, englobando as moléculas reconhecidas como estranhas. Em condições normais um indivíduo adulto possui de 1500 a 7000 neutrofilos/µ de sangue. Estas células possuem uma morfologia própria, medindo de 12 a15µm, com um núcleo segmentado com 3-5 lobos e citoplasma contendo granulações. Porém em alguns casos podem ocorrer alterações, tanto na quantidade quanto na morfologia destas células.
As alteraçoes morfológicas são raras e geralmente abrangem a todas as células leucocitárias. Porém uma destas alterações tem um importante significado clínico, a hipersegmentação. Já as alterações quantitativas são mais comuns e ocorrem na presença de infecções, com o aumento do número de neutrófilos – neutrofilia; e em deficiências na produção ou destruição destas células- neutropenia. Todas estas alteraçoes devem ser investigadas com o auxílio de