Eras Geologicas
Supõe-se que a terra tem 4,6 milhões de anos. Um milhão de anos após sua formação, a superfície da terra já apresentava um aspecto semelhante ao actual, como rochas, oceanos e uma temperatura não muito diferente da que existe na actualidade.
Para estudar a longa vida da terra, dividiu-se o tempo em unidades (eras), por sua vez foram divididos em períodos e os períodos em épocas. Poder-se-ia comparar as eras períodos e épocas aos anos, meses e semanas no nosso tempo.
No decorrer deste trabalho foram detalhadamente explícitas as eras que caracterizam a evolução (desenvolvimento da terra) através das eras que a comportam (Arquiozóica, Proterozóica, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica), em função do tempo geológico, numa ordem crescente e os importantes acontecimentos que caracterizam cada era.
II-Desenvolvimento
2.1- Éon O nosso planeta tem 4,6 bilhões de anos. Esse longo intervalo de tempo, chamado de tempo geológico, foi dividido pelos cientistas, para fins de estudos e de entendimento da evolução da terra, em intervalos menores, chamados unidades Cronoestratedraficas: Éons, Eras, Períodos, Épocas e Idades. A palavra éon significa um intervalo de tempo muito grande, isto é indeterminado. A história da terra esta dividida em quatro éons: Pré- Cambriano, Arquiano, Hadeano e Fanerozóico. Dentro do Éon Fanerozóico que será a base do nosso estudo, encontram-se as seguintes eras: Paleozóica, Mesozóica, Cenozóico, já que as eras Arquiozóica e Proterozóica fazem parte do Éon Pré-câmbriano.
Como já mencionamos anteriormente, as eras Geológicas são divisões da Escala do Tempo Geológico. Estas encontram-se subdivididas em Periódos a fim de se conhecer a longa Vida do Planeta.
Para melhor percepção do nosso trabalho, surgiu a necessidade de se definir alguns termos chaves tais como: Período: é uma divisão da era, ou seja, é a unidade fundamental na escala do tempo geológico. Época: é um