Resumo do artigo APOPTOSE, NEUTRÓFILOS E O CIRUGIÃO

1413 palavras 6 páginas
LETÍCIA DE PINHO DA SILVA

RESUMO ARTIGO: APOPTOSE, NEUTRÓFILOS E O CIRUGIÃO

CONCORDIA
2014

INTRODUÇÃO:
Apoptose ou morte celular programada é um processo normal dos organismos, este processo é constante e permite a preservação da homeostase e a renovação celular, tendo características citológicas e histológicas próprias, quando ocorre alterações em seu processo pode levar a malformações congênitas em embriões, e em adultos pode causar doenças relacionadas ao seu aumento ou diminuição. O aumento dos neutrófilos que ocorre durante processos de inflamação sistêmica e trauma, é causada pela inibição da apoptose, e sua morte celular programada pode ser alterada por uma série de processos celulares, substâncias endógenas e exógenas. O estudo da apoptose vem ajudando a explicar uma série de doenças.

HISTÓRICO:
1885  Apoptose descrita pela primeira vez por Walther Flemming em estudo dos folículos ovarianos maduros de mamíferos.
1914  Ludwing Graper propôs que a apoptose seria o processo oposto da mitose, sendo presente em todos os órgãos em que houvesse necessidade de eliminação celular.
1950  Glucksmann propôs que a apoptose era uma forma especial de morte limitada a tecidos embrionários, comum nessa fase.
1971  Kerr demonstrou as mesmas alterações histológicas em células não germinativas ou embrionárias.

NECROSE E APOPTOSE
Ambos os processos são desencadeados por estímulos diversos. A necrose geralmente é mediada por estímulos externos agressivos e não fisiológicos. São achados morfológicos/bioquímicos característicos da necrose:
Perda da estrutura do citoesqueleto da membrana celular e organelas, com formação de bolhas, causando ruptura e lançando os componentes citossólicos no meio extracelular, causando resposta inflamatória tecidual.
Perda da homeostasia iônica intracelular, aumento da concentração de sódio e cálcio e queda de potássio.
Desequilíbrio

Relacionados