adam smith
Na divisão do trabalho, os trabalhadores se especializão em uma etapa do processo de produção de um determinado produto. Dessa forma, realizando a mesma operação diversas vezes, o trabalhador se especializa nessa etapa do processo e acaba realizando-a mais rapidamente, além de ao realizar uma única tarefa, a uma economia de tempo, pois não é necessário a troca de ferramentas, o descanso do trabalhador nessa troca de tarefa também não existe e tabem a realização de uma única tarefa estimula a invenção de maquinas que ajudem o trabalhador na execução da tarefa produtiva.
A invenção das maquinas foi através das pessoas que as utilizxavam, do engenho de construtores ou de filósofos. A especialização da filosofia também eh uma forma de DT e essa DT da filosofia que gera vários ramos de estudos ajuda a fazer com que a ciência evolua.
Eh preciso entender que a vida de uma pessoa em sociedade esta intimamente ligada ao trabalho de milhares de pessoas, todos os produtos que ultilizamos eh o resultado do trabalho de milhares de pessoas ateh chegar a nós.
A divisão do trabvalho se origina da propensão as trocas, eu dou algo que vc quer em troca vc me da algo que eu quero, apelamos ao egoísmo do outro e não a sua humanidade.A certeza de poder trocar o que produzimos por outros produtos, leva o homem a aplicar-se a uma determinada tarefa e a aperfeiçoar.
Cap 3- a divisão do trabalho eh limitada pela dimensão do mercado
A divisão do trabalho eh limitada pelo mercado. Em mercados pequenos, não eh possível uma divisão do trabalho pq não há uma possibilidade de se trocar seus excedentes por outros produtos que se necessita. Por isso em mercados pequenos, as pessoas tem q desempenhar todas as funções produtivas.
O transporte é muito importante para o desenvolvimento do mercado e a pratica de suas atividades. Eh visto que mercados que possuíam formas de transportes conseguiam se desenvolver, enquanto os que não possuíam ficavam