Neutralizaçao fe um acido-base
No laboratório realizamos a catividade laboratorial de Neutralização: uma reação ácido-base. Na sua realização tivemos como objetivos base: o reconhecimento do laboratório como um local de trabalho onde a segurança é fundamental na manipulação de todo o material, equipamento, ácidos e bases, pelo que ao longo desta catividade tivemos cuidados no manuseamentos dos reagentes, evitando o seu contacto direto com a pele e a inalação de gases provenientes destes; não devemos esquecer ainda o uso de óculos de proteção, bata e luvas.
Conhecer processos para neutralizar resíduos de ácidos/bases, o que nos permite pois responder à questão problema desta catividade: “Como minimizar os efeitos de uma queimadura com ácido sulfúrico?”. Deve ser-lhe adicionada uma base, pois esta neutraliza o efeito do ácido.
Previamente, tivemos a necessidade de saber o que é e como se realiza uma titulação; pelo que, uma titulação consiste num método de análise volumétrica para determinação da concentração de uma solução mediante a utilização de uma solução padrão de concentração rigorosamente conhecida (neste caso NaOH), contida numa bureta (o titulante), que se adiciona lentamente á solução em análise (o titulado: solução cuja concentração se pretende determinar.).
Numa titulação o pretendido é conhecer o ponto de equilíbrio, ou seja o ponto exato em que termina a titulação - ponto de equivalência - mas na verdade o que se conhece é o ponto final, momento em que há variação de uma propriedade física ou química no titulado. A diferença entre o ponto de equivalência e o final chama-se erro de titulação. Neste caso, a alteração física observada na experiência feita, foi a da coloração (por mais de 30 segundos) da substância, devido á adição prévia de um indicador colorimétrico (fenolftaleína). Um indicador colorimétrico ácido-base é um par conjugado ácido-base, em que as formas ácidas e básicas são responsáveis por cores diferentes de soluções. Por isso, há que ter em conta,