Trabalho sais quimica
João
Joaquim
Leandro
Leonardo Viana Silva
Lucas
Renato
SAIS
BETIM
2011
SAIS
Trabalho Apresentado ao Programa
De Graduação Curso de Engenharia
De Automação, Elétrica e Mecânica Faculdade Pitágoras MG
Professor: Zaqueu
BETIM
2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa atender a disciplina de química, O mesmo foi elaborado após consultas e pesquisas de diferentes autores, porém tendo em vista o roteiro estabelecido, Contém assim, o essencial para o conhecimento sobre os sais.
DEFINIÇÃO
Os sais são por definição compostos químicos formados por ação de um acido sobre um metal, sobre um oxido metálico, ou ainda por neutralização de um acido com uma base, na qual o hidrogênio do acido foi substituído por um metal ou por íons positivos.
Muitos compostos inorgânicos que fazem parte da nossa vida pertencem à família dos sais.
As principais propriedades dos sais são o sabor salgado, a solubilidade em água, a constituição iônica , a condução da corrente elétrica quando fundidos ou quando em solução aquosa e a possibilidade de se obterem por uma reação acido-base.
A importância histórica do sal comum como conservante de alimentos e como moeda permaneceu em várias expressões de linguagem. A palavra salário, derivada do latim, representava originalmente a porção de sal que os soldados da antiguidade romana recebiam como pagamento por seus serviços.
Na linguagem vulgar, o termo sal designa estritamente o cloreto de sódio (NaCl), utilizado na alimentação. Em química, porém, tem um sentido muito mais amplo e se aplica a uma série de compostos com características bem definidas, que têm em comum o fato de se formarem pela reação de um ácido com uma base, através de uma reação denominada neutralização.
REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
As reações envolvendo ácidos e bases são denominadas reações de neutralização. Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com