Neuroanatomia Caso 2
Paciente do sexo masculino, 56 anos de idade chega ao serviço de saúde apresentando quadro de crise convulsiva parcial simples. Antecedente de cirurgia prévia há 15 anos por meningioma frontal benigno. O exame neurológico era normal. A ressonância magnética (RM) de crânio demonstrou múltiplas lesões sugestivas de meningiomas. O paciente não apresentava antecedentes pessoais ou familiares de neurofibromatose. A conduta escolhida foi o tratamento conservador e acompanhamento por exames de imagem.
Defina o que seria menigioma?
Meningioma, ou meningeoma, cerebral é um tipo de tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Estas membranas são chamadas meninges, por isso o nome de meningioma ou meningeoma. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seu desenvolvimento.
Quais os riscos de apresentar um problema como esse?
Devido ao crescimento lento dos meningiomas o cérebro vai gradativamente se adaptando sem que a pessoa tenha qualquer sinal ou sintoma. Essa capacidade de adaptação cerebral é chamada de complacência. Mas isso tem um limite. Quando a complacência cerebral é ultrapassada, os sintomas começam a aparecer gradativamente porque, a partir desse limite, o meningioma começa a comprimir o cérebro ou os nervos intracranianos com mais intensidade.
Apesar de serem consideradas lesões benignas, existem também os meningiomas cerebrais que apresentam comportamento maligno. Estes meningiomas geralmente têm comportamento diferente do habitual, com crescimento rápido. Felizmente, os meningiomas que fogem do padrão e apresentam comportamento maligno são muito raros e correspondem somente a cerca de 1% de todos os meningiomas e não serão comentados nesta oportunidade.
Quais os principais sintomas de pessoas que apresentam esse problema?
Uma grande variedade de sinais e sintomas pode aparecer devido aos meningiomas e eles geralmente