Funções do Sistema Nervoso
Este trabalho, resultante com certeza de um grande esforço, vem ressaltar e fazer uma dissertação sobre o tema: a neuroanatomia (anatomia do sistema nervoso).
A neuroanatomia estuda de uma forma peculiar, o sistema nervoso dos seres vivos, tendo em conta a sua estrutura e organização. E também o centro controlador de todas acções voluntárias e involuntárias do corpo e capaz de responder aos estímulos adequados.
A nossa pesquisa vai apoiar-se em vários itens como: a neuroanatomia, funções do nervo vago, partes do sistema nervoso central e a estrutura e funções do sistema nervoso periférico, sem pormos de parte as suas respectivas particularidades ou subdivisões que os constituem.
A neuroanatomia está dentro do sistema nervoso que classifica-se em: sistema nervoso central (s.n.c) e sistema nervoso periférico (s.n.p).
Esta investigação atinge todas as faixas etárias, pois, pelo que nos cabe dizer e sem medo de errar, pelo menos, todo homem possui um sistema nervoso. Por isso é um estudo do homem e para o próprio homem e ninguém fica isento a este calvário de ideias.
Relativamente à metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho optamos pelo método fenomenológico (definições), o método de observação e o explicativo.
Como qualquer trabalho de investigação, nem tudo foi um mar de rosas, pois encontramos algumas dificuldades como o difícil encontro da bibliografia desejada, assim como a luta contra o próprio tempo; estas e outras dificuldades certamente aumentam o grau de imperfeição em qualquer trabalho de investigação científica.
1. A Neuroanatomia
A palavra neuroanatomia vem dos de dois vocábulos:
Neuro: estudo do sistema nervoso;
Anatomia: dissecar ou cortar em partes.
A neuroanatomia é o ramo da anatomia que estuda a organização anatómica do sistema nervoso. Nos animais vertebrados, estuda as inumeráveis ligações entre o sistema os nervos do cérebro até a região (periférica) do corpo a qual tem conexão e a estrutura