Sistema nervoso central e sua estruturas/funções
O sistema nervoso é formado por três subsistemas principais: (1) um eixo sensorial que transmite sinais das terminações nervosas sensoriais periféricas para quase todas as partes da medula espinhal, do tronco cerebral, do cerebelo e do córtex; (2) um eixo motor que conduz sinais neurais, com origem em todas as áreas centrais do sistema nervoso para os músculos e glândulas de todo o corpo; e (3) um sistema integrador que analisa a informação sensorial, a armazena na memória, para um uso futuro e que utiliza tanto a informação sensorial, como a armazena na determinação das respostas apropriadas.
Muitas das reações neurais mais simples são integradas a nível da medula espinhal, incluindo efeitos do tipo de retirada de qualquer parte do corpo do campo de ação do estimulo nervoso doloroso, e de reflexos que encurtam os músculos sempre que estiverem estirados em excesso e, até mesmo, de sinais que produzem os movimentos de marcha, sob condições adequadas. Reações mais complexas do sistema nervoso, como as de controle da postura e do equilíbrio, bem como as de controle da respiração e da circulação, são integradas a nível do tronco cerebral. As funções ainda mais complexas do sistema nervoso, como os processos do pensamento, armazenamento de memórias, determinação das atividades motoras complexas etc. são todas integradas no cérebro. O cerebelo atua em íntima associação com todas as outras partes do sistema nervoso central, participando na coordenação de todas as funções motoras sequenciais.
A unidade básica de controle do sistema nervoso é a sinapse, onde os sinais passam das fibrilas terminais de um neurônio para a célula neural seguinte. A sinapse é formada por um botão sináptico, situado na extremidade da fibrila neural, e a membrana superficial do neurônio seguinte, onde encosta o botão sináptico. Esse botão sináptico secreta uma substancia transmissora que atua sobre a membrana e que pode ser tanto excitatória