Relatório estágio básico avaliação psicológica
Autores
Participante
Nome: G. P. M.
Sexo: Feminino
Data de nascimento: 08/04/2006 Idade: 07 anos e 29 dias
Escolaridade: Segundo Ano do Ensino Fundamental
Tipo de escola: PARTICULAR
Data da aplicação: 06/05/2013
Duração total: 39 minutos
Assunto
Avaliação Psicológica Infantil
Interessadas
Profª. Ms
2 DESCRIÇÃO DA DEMANDA
O presente relatório tem Como objetivo apresentar dados coletados a partir realização de uma avaliação psicológica infantil e visa o aprimoramento dos alunos da Graduação em Psicologia, matriculados no 3º semestre, no uso dos instrumentos e técnicas de investigação psicológica. Temos como proposta, investigar o desenvolvimento da inteligência de uma criança.
Diante disso, utilizamos os testes para padronização brasileira como as Matrizes progressivas de Raven que avalia o aspecto de raciocínio analógico de crianças brasileiras e a Escala de Maturidade Mental Colúmbia que avalia a capacidade mental e do grau de maturidade intelectual. Estes instrumentos foram publicados no Brasil em 1999 e 2001 respectivamente. (Angeline et al, 1999; Alves e Duarte, 2001).
Como estamos desenvolvendo nesta etapa um estudo sobre o desenvolvimento da inteligência, iremos apresentar conceitos sobre este constructo nas abordagens psicométrica, cognitiva e desenvolvimentista.
Na psicometria segundo Spearman (1904, apud Santrock – 2010) a estrutura da inteligência é formada uma série de unidades básicas: habilidades, aptidões primárias, aptidões secundarias e uma aptidão genérica ou capacidade geral. Essas unidades estão organizadas de maneira hierárquica, na forma de uma pirâmide em que as unidades relacionam-se por influência descendente. Assim, a capacidade geral exerce influência sobre as aptidões secundárias, as aptidões secundárias sobre as primárias, e estas sobre as habilidades. Finalmente essa cascata de influência concentra-se no rendimento real do sujeito na tarefa