Sistema nervoso
Integrador das atividades do corpo humano; Controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo; Receptor de estímulos.
SISTEMA NERVOSO
Divisão
Sistema Nervoso Central (SNC) Cabe a ele o comando de todo o organismo, no sentido físico e psíquico; Constitui-se de encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Consiste de vias de fibras nervosas entre o sistema nervoso central e todas as estruturas do corpo; Compreende os nervos e gânglios; Sistema Nervoso Autônomo.
SISTEMA NERVOSO
Desenvolvimento Embrionário do SNC O tubo neural é a estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinal. O crescimento deste tubo origina três vesículas cheias de líquido: prosencéfalo (encéfalo anterior); mesencéfalo (encéfalo médio); rombencéfalo (encéfalo posterior). Depois ocorrem várias curvaturas e flexuras, e surgem cinco vesículas. O prosencéfalo se subdivide em telencéfalo e diencéfalo, que posteriormente irão formar os hemisférios cerebrais, o cérebro; o mesencéfalo fica inalterado e se torna parte do SNC; e o rombencéfalo se divide em metencéfalo, que origina cerebelo e ponte, e mielencéfalo, que derivará o bulbo. O restante do tubo neural origina a medula primitiva, que por sua vez gerará a medula espinhal.
SISTEMA NERVOSO
ÉNCEFALO
É formado pelo desenvolvimento da extremidade anterior do tubo neural. Ocupa o crânio ou caixa encefálica.
Localização
Atividades
Raciocínio abstrato, aprendizado, memória;
Compreende três estruturas:
Cérebro; Cerebelo; Tronco encefálico.
SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO
Ventrículos Encefálicos
Constituem uma série de cavidades contínuas dentro do encéfalo cheias de líquido cerebrospinal. Cada ventrículo possui um plexo coróide, rede de capilares que está em seu teto. O plexo mais as células de epêndima são locais de produção do líquido cerebrospinal.
Divisão Ventrículos laterais –