Neuroanatomia: Sistema endócrino, comportamento e memória
CAMPUS APROXIMADO DE PINHALZINHO
DAIANE ROBERT
NEUROANATOMIA sistema endócrino, comportamento humano e memória.
PINHALZINHO-SC
2014
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Campus de Pinhalzinho
Curso:Psicologia
Disciplina: Neuroanatomia
Professor: Leonardo Weber Fabiao
NEUROANATOMIA sistema endócrino, comportamento humano e memória.
Acadêmica: Daiane Robert
PINHALZINHO-SC
2014
1 INTRODUCÃO
A anatomia humana visa ao estudo da estrutura e a organização do nosso corpo, bem como o mesmo se apresenta. A palavra é de origem grega, que tem por significado cortar em partes.
“O estudo da forma humana revela sua história genética e emocional. A forma reflete a natureza dos desafios individuais e como eles afetam o organismo humano… a postura ereta é acompanhada de uma história emocional de vínculos parentais e separações, proximidade e distanciamento, aceitação e rejeição. Uma pessoa pode incorporar a densidade compacta que reflete desafio ou um peito murcho que expressa vergonha. A anatomia humana é, assim, mais do que uma configuração bioquímica; é uma morfologia emocional. Formas anatômicas produzem um conjunto correspondente de sentimentos humanos” (Keleman,1992 p.72)
A neuroanatomia é um ramo da anatomia, que está intimamente ligada a Psicologia e a Fisiologia. Essa ligação se deve ao fato de que o cérebro controla e comanda as funções do corpo humano, afetando até mesmo em nossas escolhas e por conseqüência em nosso comportamento.
2 SISTEMA ENDÓCRINO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o sistema nervoso (SN) e o sistema endócrino possuem diversas diferenças, mesmo que ambos trabalham associados. Observa-se isso, através da comunicação do sistema com o corpo humano, onde, por exemplo, no sistema endócrino a comunicação ocorre através dos hormônios, enquanto que no SN é através de impulsos nervosos.