Autismo
Turma: 2º semestre noturno 1.14 Autismo
Autismo é uma síndrome presente desde o nascimento e se manifesta invariavelmente antes dos 30 meses de idade. Caracteriza-se por respostas anormais a estímulos auditivos ou visuais, e por problemas graves quanto à compreensão da linguagem falada. A fala custa a aparecer, e quando isto acontece, notam-se ecolalia (uso inadequado dos pronomes, estrutura gramatical imatura, imobilidade de usar termos abstratos). Há também, em geral, uma incapacidade na utilização social, tanto da linguagem verbal como da corpórea. Ocorrem problemas muito graves de relacionamento social antes de cinco anos de idade, como incapacidade de desenvolver contato olho a olho, ligação social e jogos em grupos. O comportamento é usualmente ritualístico e pode incluir rotinas anormais, resistências a mudanças, ligação a objetos estranhos e um padrão de brincar estereotipado. A capacidade para pensamento abstrato-simbólico ou para jogos imaginativos fica diminuída. A performance é com freqüência melhor em tarefas que requerem memória simples ou habilidade viso-espacial comparando-se com aquelas que requerem capacidade simbólica ou lingüística.
Deficiências primárias e secundárias estão presentes na Síndrome de Autismo Infantil. São consideradas deficiências primárias as provavelmente relacionadas com os problemas subjacentes de compreensão e motricidade: * alterações neurológicas; * quociente de inteligência; * respostas anormais a sons; * deficiência ou ausência de compreensão da linguagem verbal; * dificuldade em imitar movimentos finos e complicados; * compreensão deficiente da informação visual; * uso dos sentidos proximais; * dificuldade na compreensão e uso dos gestos.
São consideradas deficiências secundárias as relacionadas com os distúrbios de comportamento consequentes aos itens anteriormente citados: * dificuldade