Introdução a Neuroanotomia
A neuroanatomia estuda o sistema nervoso, a primeira coisa que precisamos compreender é sua divisão.
As duas divisões: anatômica e a funcional
Divisão Anatômica:
Sistema Nervoso Central: Encéfalo + Medula Espinhal. Uma diferença entre o SNC e o SNP é que o SNC tem a Meninges (que, assim como os ossos do crânio que protegem o SNC, elas funcionam como protetoras) que são três: Dura-Máter (de dentro pra fora), Aracnoíde-Máter e Pia-Máter. No espaço sub-racnoíde (espaço entre Aracnoíde-Máter e Pia-Máter) nós temos o Líquor, que é um líquido que dentre outras funções, tem a função de proteção mecânica.
Sistema Nervoso Periférico: Nervos + gânglios
DIVISÕES DO ENCÉFALO:
Cérebro:
- A primeira parte do encéfalo é a Telencéfalo é a mesma coisa que hemisférios cerebrais. É par, um de cada lado. Também temos o Diencéfalo que é ímpar.
Alguns autores usam o Telencéfalo e o Diencéfalo para denominarem o cérebro, outros incluem o mesencéfalo na definição.
Tronco Encefálico:
- Abaixo do cérebro nós temos o Tronco Encefálico que é composto por: Mesencéfalo, Ponte e Bulbo (ou Medula Oblonga).
Cerebelo:
- Este possui apenas ele mesmo.
Três funções essenciais do Sistema Nervoso:
- Motricidade (movimento), Sensibilidade e Associação (entram coisas mais abstratas como pensamentos, emoções, memória e coisas associativas da própria motricidade e sensibilidade como reflexo...).
No caso da motricidade e sensibilidade é preciso que o Sistema Nervoso se conecte com o que chamamos de Órgãos Efetores que são músculos, no caso da motricidade, e os receptores que capitam as informações sensitivas. Tanto os músculos, motricidade, como os receptores, sensibilidade, estão na periferia. Para chegar até eles o Sistema Nervoso Central utiliza o Sistema Nervoso Periférico, que são representando pelos nervos que saem dele e inervam até chegar ao seu destino, assim esses nervos chegam até aonde precisamos como nossos dedos e outros lugares de acordo