Nervo Trigemio
Faculdade de Medicina
Charbell Guthierry Almeida de Mendonça
Nervo Trigêmeo – Vº
Função e Anatomia
Goiânia - GO
2013
Introdução
Este material tem como objeto de estudo o Nervo Trigêmio (Vº par). Nele será abordado anatomia e função do mesmo.
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo evidenciar as principais estruturas que compoem ou acompanham o nervo trigêmeo, como também definir suas funções, no intuito de demonstrar sua importancia e abrangência. Funções estas que não podem ser desvinculadas de uma análise anatômica.
Origem real
A origem real do deste nervo apresenta uma composição motora e uma sensintiva que juntas formam esta importante estrutura. São elas:
Núcleo motor do nervo trigêmeo – está situado na margem lateral do quarto ventrículo.
Núcleos sensitivos do nervo trigêmeo – continuação cefálica da coluna sensitiva da medula espinhal. As fibras que penetram na ponte vindas do gânglio do trigêmeo dividem-se em ramos ascendentes e descendentes.
Nas figuras 1 e 2 , (demarcadas em vermelho) essas duas estruturas estão evidenciadas em duas visões – uma lateral por transparência e outra posterior por transparência. Ambas demonstram que tais estruturas estão localizadas no tronco encefálico na região de orientação da Ponte.
Núcleos dos Nervos Cranianos do Tronco Encefálico - vista lateral por transparência - destando o núcleo principal do nervo trigêmeo (pontino) e o núcleo motor do nervo trigêmeo. (Figura 1)
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Núcleos dos Nervos Cranianos do Tronco Encefálico - vista posterior por transparência - apontando o núcleo principal do nervo trigêmeo (pontino) e o núcleo motor do nervo trigêmeo. (Figura 2)
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Origem aparente
As duas raízes nervo trigêmeo têm origem aparente na face