certificado leed
O Pavilhão Vicky e Joseph Safra (PVJS) do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) recebeu certificação LEED GOLD, criada pelo U.S. Green Building Council e verificada pelo Green Building Certification Institute (GBCI). O LEED é o programa de certificação para projetos, construção e operação de edifícios sustentáveis (verdes) de alto desempenho de maior prestígio no mundo.
A qualificação de um edifício certificado LEED pode ser obtida em quatro níveis: Certified, Silver, Gold e Platinum. O Pavilhão Vicky e Joseph Safra, parte da Unidade Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein se torna, pois, o maior edifício com o nível de certificação GOLD no mundo, voltado para a assistência à saúde. Com aproximadamente 70.000 m2 distribuídos em 10 andares ocupados e seis de estacionamentos, o edifício conta com mais de 200 consultórios médicos, centro de diagnósticos completo, centro cirúrgico de alta tecnologia, serviços de endoscopia e oftalmologia.
O sucesso só foi possível, porque o HIAE optou pela certificação desde a concepção do projeto. "Tendo entre as prioridades do projeto o atendimento à agenda sustentável desde seus primeiros traços, tivemos a oportunidade de planejar a implantação e o volume do edifício, seus materiais e as sinergias entre sistemas eletromecânicos para oferecer ao hospital um projeto de edifício sustentável sem grandes alterações no custo da obra e, mais importante, de baixo custo de operação e manutenção", destaca o arquiteto Arthur Brito, LEED AP, Diretor de Projetos da KAHN, empresa responsável pelo projeto, gerenciamento da obra e consultoria para certificação LEED do empreendimento.
"O movimento de Construções Verdes oferece uma oportunidade sem precedentes para responder aos desafios mais importantes dos nossos tempos, incluindo o aquecimento global, dependência de fontes não renováveis de energia e ameaças a saúde humana," afirma Rick Fedrizzi, Presidente, CEO e fundador do U.S. Green Building