Educação Física
O desenvolvimento motor é estudado de três maneiras: o estudo longitudinal, o estudo transversal e o estudo longitudinal misto.
O método longitudinal tenta explicar alterações de comportamento o longo do tempo (isto é, tempo desenvolvimentista) e envolve o mapeamento de vários aspectos do comportamento motor de um indivíduo por vários anos. O método longitudinal envolve o estudo de um único grupo de indivíduos, todos da mesma idade, ao longo de vários anos. O principal objetivo do estudo longitudinal é medir as “alterações” relacionadas à idade no comportamento.
O método de estudo transversal permite ao pesquisador coletar, simultaneamente, dados de grupos de pessoas de variadas faixas etárias. O objetivo principal do estudo é medir as diferenças relacionadas à idade no comportamento. Esse método não permite medir “alteração” relacionada à idade. A conclusão básica subjacente ao estudo transversal é a de que a seleção randômica de participantes da pesquisa fornecerá amostragem representativa da população para cada grupo etário testado.
O método longitudinal misto combina os melhores aspectos dos métodos longitudinais e transversais, abrangendo todos os dados possíveis que são necessários à descrição e/ou à explicação de diferenças e de alterações, no decorrer do tempo, tanto das funções do desenvolvimento como também das funções etárias. Isso permite comparar os resultados obtidos pelos dois métodos e serve de base para validar ou para refutar alterações relacionadas à idade e as alterações realmente desenvolvimentistas.
2 – Quais são as principais Fases do Movimento que existem no conceito do
Desenvolvimento Motor?
As principais fases são:
O aprendizado que é um processo interno que produz alterações consistentes no comportamento individual em decorrência da interação da