Nervo trigemio
ANATOMOFISIOLOGIA
O trigêmio é um nervo que carrega fibras sensitivas e motoras, contendo dois componentes: 1.
Aferentes somáticos gerais que conduzem impulsos exteroceptivos de dor, temperatura e tato, e os proprioceptivos; 2. Eferentes viscerais especiais que inervam os músculos da mastigação, o tensor do tímpano e o tensor do palato (Fig.1).
É o maior e um dos mais complexos dos nervos cranianos devido às conexões com o III, IV,
VI, VII, IX, X nervos cranianos e o sistema simpático. Tem uma parte sensitiva com
170.000 fibras e uma motora com 7.700. O componente sensitivo tem 3 divisões: oftálmico ou V1, maxilar ou V2, e mandibular ou V3. O núcleo sensitivo principal e motor estão situados na porção média da ponte. O núcleo e o trato espinhal que carrega a dor e a temperatura, estende-se da ponte até a medula cervical superior. As raízes mesencefálicas recebem as fibras Fig. 1 proprioceptivas. A porção sensitiva inerva a face, os dentes, a cavidade nasal e oral, couro cabeludo até o vértice, dura intracraniana,
1
vascularização cerebral e fornece informação proprioceptiva dos músculos da mastigação. A porção motora inerva os músculos da mastigação. O V nervo mantém conexões com outros nervos cranianos e para as fibras musgosas e trepadeiras do cerebelo ou fibras trigeminocerebelares. Os músculos supridos pelo V nervo são derivados do primeiro arco braquial, e o sistema é eferente visceral especial ou braquial motor.
A PORÇÃO MOTORA
O núcleo motor do V nervo é uma massa proeminente de grandes células situada anterior e medial as suas fibras que estão saindo na parte lateral da formação reticular da ponte, próxima ao assoalho do quarto ventrículo (Fig. 2).
DeJong, 2005
Fig. 2
A raiz motora emerge do aspecto lateral da ponte em íntima associação com a raiz anterior e medial para a raiz sensitiva, passando por baixo do gânglio de Gasser e sai do crânio através do