Anatomia, nervo trigemio
Ramo oftálmico: Atravessa a fissura orbital superior (juntamente cm o lll, lV, Vl, pares cranianos e a veia oftálmica) e ao chegar a orbita fornece três ramos terminais, que são os nervos nasocitiar frontal e lacrimal.
Nervo maxilar: É o segundo ramo de nervo trigêmeo. Ele cruza a fossa terigopalatina cm se fosse um cabo aéreo para introduzir-se na fissura orbital inferior e penetrar na cavidade orbital momento em que passa a se chamar nervo infra orbital. O nervo infra orbitais continua a mesma direção para frente transitando pelo soalho da orbita, passando sucessivamente pelo sulco, canal e forame infra- orbital e através desse ultimo se exterioriza para inervar as partes moles situadas entre a pálpebra inferior (n. pálpebra inferior), nariz (n. nasal) e lábio superior (n. labial superior).
Nervo mandibular: É o terceiro ramo do nervo trigêmeo. Este atravessa o crânio pelo forame oval e logo abaixo deste se ramifica num verdadeiro ramalhete, sendo que os dois ramos principais, são o nervo lingual e alveolar inferior. O nervo lingual dirige- se para a língua, concedendo sensibilidade geral aos dois terços anteriores.
Nervo Hipoglosso: nervo essencialmente motor. Emerge do sulco lateral anterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se unem para formar o tronco do nervo. Este, emerge do crânio pelo canal do hipoglosso, e dirige-se aos músculos intrínsecos e extrínsecos da língua.