NEOPLASIAS
Malignidade, câncer
Definição
Neoplasia é o crescimento descontrolado de células dos tecidos, sem respeitar os limites dos demais tecidos. Ocorre como resultado de alterações genéticas no metabolismo e nos processos de vida básicos das células, que controlam seu crescimento e multiplicação. A neoplasia pode levar à morte.
O que acontece no corpo?
A neoplasia é uma doença comum. É a Segunda causa de morte nos EUA. Ele pode ser causado por herança genética (nos casos familiares), por hábitos de vida (como alimentação, consumo de álcool e fumo) e fatores ambientais (como infecções e radiação). Por outro lado, parece ocorrer, em algumas pessoas, aleatoriamente, e em outras como o resultado da combinação dos fatores citados. Pode se desenvolver em qualquer tecido ou célula do corpo. Acontece em pessoas de qualquer idade (apesar de ser enquadrada no grupo das doenças crônico-degenerativas, próprias da velhice) e pode acometer homens e mulheres (com variações individuais entre os tipos encontrados)
A neoplasia pode ser dividido em duas categorias: carcinomas e sarcomas. Essa denominação se refere ao tipo de tecido onde começou a doença: sarcomas são canceres que começam nos ossos, cartilagens, músculos, nervos, células do sangue, tecidos linfáticos e tecidos de origem mesenquimal, que é uma área especifica da estrutura óssea; carcinomas têm origem na pele, mama, próstata, pulmão, intestinos, glândulas salivares, e glândulas endócrinas como a tireóide, supra-renal, pâncreas e fígado.
Neoplasia surge devido a alterações genéticas que afetam o ciclo de crescimento das células. Pode levar de meses a anos para surgir e ficar muito tempo se desenvolvendo até que seja detectado ou cause sintomas. Alguns tipos afetam todo o corpo desde o princípio (por exemplo, aqueles das células do sangue). Outros crescem em uma área específica do corpo e, mais tarde, podem deixar de ser localizados, para espalharem-se para outras regiões (o que se chama de metástase). Isso