RESENHA TEMPOS MODERNOS
O personagem principal é um operário de uma indústria, onde exercia um trabalho repetitivo de apertar parafusos. A tensão que ele adquiriu no trabalho acabou fazendo com que ele surtasse, pensando que deveria apertar tudo o que se parecesse com um parafuso. Ele acabou sendo demitido e depois foi internado no hospício.
O tempo passou, e assim recuperado, saiu do hospital de loucos. Após a recuperação ele retorna ao mercado de trabalho, mas infelizmente a cidade estava na crise de 1929, uma depressão econômica. O personagem procurava outro emprego, porém ele só sabia executar a antiga função apertar parafusos, depois de muitas experiências ele percebe que precisa ir à busca de algo novo, de outro destino. Ele acaba se envolvendo em uma grande confusão, onde foi confundido como líder comunista em uma greve e acaba sendo detido.
Logo em seguida ele conhece uma jovem moça, onde vivia na miséria, roubava alimentos para sustentar seus irmãos, órfãos de mães e o pai desempregado no meio de uma crise econômica. Durante as manifestações o pai dessa jovem acaba morrendo e assim, seus irmãos são internados no orfanato para menores de idade. Ela acaba fugindo para não ser levada ao mesmo local, e continua a roubar comida.
Em uma desses ataques, a jovem conhece Carlitos. Depois de roubar um pão de uma senhora, a policia detém-la, mas o operário assume a autoria do assalto e mais uma vez é preso, e em seguida é liberado.
Carlitos quando vê a moça sendo presa, arma um plano para ser preso também, eles dois são colocados em um camburão e durante um acidente, eles fogem e decidem morarem juntos.
O operário consegue um emprego como segurança de loja, de um determinado departamento. Mas logo é demitido, por não conseguir evitar um assalto. Consegue outro emprego em uma fábrica, consertando maquinas.