Linguagem E R Dio Testemunhal E Institucional
Unidade Campo Limpo
Publicidade e Propaganda
LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE RÁDIO
Professor Geraldo Guidotti
Nome: Ana Paula Novais F. RA: 7631728548
Nome: Diego Batista Leal da Silva RA: 7627717855
Nome: Fabrício Farias. RA: 6447311254
Nome: Gabriela Braga. RA: 6448312620
Nome: Marcella Pereira RA: 6832480923
Nome: Renato Ferreira Jorge. RA: 7617718404
São Paulo
2015
TESTEMUNHAL
O testemunhal é uma propaganda na qual o radialista ou apresentador do programa faz seu próprio relato do produto/marca, mediante acerto prévio entre o veículo de comunicação, o profissional e o anunciante. O uso de testemunhais (pessoas famosas, profissionais ou clientes) é uma prática comum na publicidade brasileira desde os primeiros anúncios, como as propagandas de remédios que apresentavam seu testemunho através do depoimento de médicos.
O CONAR, classifica a propaganda testemunhal de quatro formas:
Testemunhal de um especialista ou perito;
Testemunhal de pessoas famosas;
Testemunhal de pessoas comuns ou consumidores; Testemunhal baseado em atestado ou endosso (quando uma outra empresa atesta o produto anunciado. Por exemplo uma fabricante de sabão em pó mostra um comercial onde uma empresa de máquina de lavar diz que o sabão em pó anunciado oferece melhor resultado em suas máquinas).
Cada tipo de testemunhal possui especificações e regras para que seja interpretado corretamente pelo consumidor. A principal requisição é que o anúncio não induza ao engano e que a testemunha deve ser tranquilamente identificada com o nome e seu papel no comercial. Assim recorre-se a elementos como nome, especialidade, registro em algum espaço da tela. Quando o comercial é estrelado por