Neoplasia
Neoplasia é uma proliferação anormal do tecido, que foge parcial ou totalmente ao controle do organismo e tende à autonomia e à perpetuação, com efeitos agressivos sobre o hospedeiro.
Células neoplásicas diferem das células normais nos seguintes itens:
Proliferação descontrolada, a qual é independente do requerimento de novas células;
Diminuição da diferenciação celular;
Alteração de comunicação e adesão celular.
Agentes Cancerígenos
Substâncias que aumentam a predisposição do indivíduo a desenvolver câncer. Entre elas estão:
Medicamentos e hormônios – alguns medicamentos podem ser considerados cancerígenos. A testosterona por exemplo, usada para aumento da massa muscular, pode aumentar a incidência de câncer de próstata.
Radiações – indivíduos que receberam altas doses de radiação ao longo da vida, como sobreviventes de acidentes em usinas nucleares e bombas atômicas, têm mais chance de desenvolver câncer.
Raios solares – associados ao câncer de pele, já que raios ultravioletas podem alterar o DNA das células.
Álcool – o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar o risco de câncer no fígado. Aliado ao cigarro, aumenta a incidência de câncer de boca, esôfago, laringe e faringe.
Dentre outras.
Principais Tipos de Tratamentos:
Cirurgia - é a modalidade de tratamento mais antiga e mais definitiva, principalmente quando o tumor está em estágio inicial e em condições favoráveis para sua retirada.
Quimioterapia - a quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos extremamente potentes no combate ao câncer, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes.
Radioterapia - é o mais utilizado para tumores localizados que não podem ser retirados por cirurgia (ressecados) totalmente, ou para tumores que costumam retornar ao mesmo local após a cirurgia.
Melhorar os sintomas da fadiga