SONO
A produção de melatonina depende ainda do triptofano. Este aminoácido está em alimentos como leite e laticínios, nozes, castanhas e batatas. Também em frutas como banana e abacate, que são ricas em triptofano e auxiliam o organismo na fabricação de melatonina. A cerveja também aumenta os níveis desse hormônio no sangue, segundo uma pesquisa espanhola.
A melatonina faz mais do que ajudar você a ter um bom sono. O hormônio também é um antioxidante bastante potente. “Comparado com outras substâncias da mesma categoria, como as vitaminas E e C, a melatonina é mais eficaz em prevenir danos celulares provocados por radicais livres”, explica Russel Reiter, professor de biologia da Universidade do Texas. Exemplos de danos? “As rugas em volta dos seus olhos, a degeneração dos órgãos e até Mal de Alzheimer”, responde o especialista.
Em humanos, a melatonina tem sua principal função em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos. Outra função atribuída à melatonina é a de antioxidante, agindo na recuperação de células epiteliais expostas a radiação ultravioleta. Ela pode ser encontrada em forma de comprimidos e é classificada como suplemento alimentar, mas deve ser sempre utilizada sob orientação médica. recomenda-se só deitar na cama quando for dormir, ter a luz apagada e não ter a televisão, o computador ou o celular ligados por perto para que o cérebro perceba que está na hora de descansar.