instrumentos quimica
Usado em laboratórios com o objetivo de conter dentro uma mistura para ser levado à ebulição para que o componente mais volátil evapore e posteriormente seja destilado esse é o balão de destilação com o fundo chato.
O balão de fundo chato é esférico e provido de colo, sua constituição é feita de borossilicato, comumente conhecido como pirex, possui alto grau de transparência e resistente a variação de temperaturas e choques térmicos. Detentor de um baixo coeficiente de dilatação térmica este material é excelente para laboratórios e para o uso em plantas de processo na indústria em geral. Mesmo com substâncias químicas agressivas permanece neutro e resistente a corrosão. O vidro de borossilicato é resistente a água, soluções salgadas e substâncias orgânicas.
Figura : Balão de Fundo Chato
Além de ser usado para aquecer líquidos ou soluções o balão de fundo chato pode ser utilizado para fazer reações com desprendimentos gasosos. Seu aquecimento pode ser feito sobre o tripé com tela de amianto.
2. Erlenmeyer
Muito aplicado em misturas e soluções e principalmente em titulação, que é um processo feito para determinar quanto há de uma determinada substância na solução, o balão de Erlenmeyer pode ser feito de materiais como vidro ou ainda o plástico.
O Erlenmeyer não pode ser usado para determinar medidas precisas, apenas aquelas próximas. Quando o solvente é volátil a boca estreita do Erlenmeyer passa a ser uma vantagem porque impede que o solvente sofra evaporação e quando são feitas soluções químicas o bico estreito é ideal porque não permite que respingue a solução mesmo se ocorrer agitação de conteúdo.
Figura : Erlenmeyer
O Erlenmeyer tem como uma de suas utilizações a agitação, e facilitando as reações químicas. Quando são feitas titulações o Erlenmeyer pode ser aquecido diretamente no Bico de Bunsen. Bureta e pipeta são alguns